sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O ferrão

- Quem nunca falou mal de ninguém, que atire a primeira pedra. - silêncio profundo na sala de aula, até que Pedrinho levantou a mão.
- Professora!
- Fale, Pedrinho!
- Já que tocamos nesse assunto, eu gostaria de dedurar a Ana. Ela é a maior fofoqueira de toda a escola. Falou mal da Beatriz, do Marcelo e do Gustavo, e disse que a senhora tem um nariz de batata, cabelo bombril e cintura de gelatina. Na verdade ela é uma abelha gigante e seca que não presta atenção na aula, perde em matemática, e ainda baba.

A professora permaneceu calma. Era uma senhora experiente, com 20 anos na sala de aula, tempo o suficiente para saber que deve agir com calma para encontrar melhores soluções possíveis para conflitos entre os alunos. Apenas disse:
- Ana, o que tem a dizer em sua defesa?

Sem graça, a menina olhava pro nada. Ela tinha realmente falado mal de todos aqueles alunos e da professora, mas por dentro aquilo não passava de uma forma de fazer com que seus defeitos parecessem menores... puro engano!
- Nada, professora. Abelhas não falam.

Pedrinho, aluno bonito, inteligente e forte ficou cheio de si. "Vitória ganha", pensou. " A babaca admite, ganhei, ganhei, agora todo mundo odeia ela". Mas ela continuou:
- Elas picam sim, mas para se defender. Isso porque elas temem o homem, que é um bicho tão feroz, e as assusta, porque elas sabem que são mais fracas que eles. Mas após picar elas morrem, pois o ferrão nada mais é que um prolongamento do seu estômago.

A professora ficou tão orgulhosa pela sabedoria da sua aluna, que disse:
- Parabéns, Ana, ótima defesa. Mas você não é uma abelha, portanto não morreu. Então, a réu está inocentada!

Pedrinho ficou irritadíssimo, pois nunca tinha perdido num "tribunal" na sala de aula. Olhou pra turma, todos se segurando para não rir da cara dele. Menos a Ana, agora ela não ri mais de ninguém (aquela antiga Ana morreu, junto com o seu ferrão). Saiu correndo pelo corredor, se trancou no banheiro, e lá dentro fez algo que ele nunca faz na frente de ninguém. Chorou, nunca foi tão humilhado em toda sua vida.

2 comentários:

  1. own, todos podemos ser abelhas, vespas ou maribondos depende de cada um, cabe a nós decidirmos se seremos ou não! :)

    ResponderExcluir
  2. tem selinho pra você lá no blog =)
    passa lá
    Beijos

    ResponderExcluir